Geriatria e Doenças Crônicas, por Lesley Wassef-Birosik, Doutor.
Artrite reumatóide (AR) é uma doença inflamatória crônica e progressiva, que conduz à instalação de deformidades das articulações. Muitos pacientes com AR têm dor em suas mãos. Este estudo avaliou os efeitos de um programa de exercícios que visa melhorar a força dos músculos das mãos em pacientes com AR e avaliar o impacto destes exercícios em sua funcionalidade.
Vinte mulheres com AR e deformidades em pelo menos um dos seus dedos foram incluídas no estudo. O Grupo 1 (13 mulheres) participaram de um programa de reabilitação, que teve como objetivo aumentar a força muscular da mão, enquanto o Grupo 2 (7 mulheres) não receberam qualquer tipo de tratamento. Força de preensão manual e força de pinça foram avaliados inicialmente para todas as mulheres. Os exercícios foram realizados 2 vezes por semana sob supervisão e 3 dias por semana em casa, durante dois meses, totalizando 20 sessões.
O programa de reabilitação consistiu de 12 exercícios para fortalecer os músculos intrínsecos e extrínsecos da mão. Os pacientes foram reavaliados após 10 e 20 sessões de fisioterapia. Após 20 sessões, o Grupo 1 mostrou uma melhora significativa em termos de funcionalidade ao comparar sua pontuação no Questionário de Avaliação de Saúde com suas pontuações iniciais. A força de preensão manual foi semelhante entre os dois grupos na avaliação inicial, no entanto, após 20 sessões, o Grupo 1 mostrou um aumento nesse quesito. Da mesma forma, o teste de força de pinça envolvendo o dedo indicador e o polegar foi significativamente maior no grupo 1 após 20 sessões de fisioterapia.
Este estudo demonstra que um programa de exercícios para o tratamento das mãos com RA é eficiente na melhoria da força de preensão manual e força de pinça, que por sua vez pode melhorar a AVD. De: Robinson Cima et al. Rheumatol Int 33 (2013) 725-732. Todos os direitos reservados: Springer-Verlag.
Traduzido por Raphael Henrique P. Vianna
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário