quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

POR QUE É TÃO IMPORTANTE CUIDAR DE SI MESMO






Há mais de dois mil anos o médico grego Hipócrates, considerado pai da medicina, disse: "Que seu remédio seja o seu alimento", conselho pouco conhecido ou negligenciado por todos, médicos e pacientes em toda a história. Sim, porque por trás de todo alimento existe o interesse comercial, ou no caso, das mães, a cozinheira tradicional do clâ, o desconhecimento das calorias ou o valor proteico da comidinha caseira.
Há 10 mil ano o ser humano era conhecido como caçador-coletor, mas a certa altura deixou de ser nômade para ser sedentário, isto é, começou a plantar e colher, criar rebanhos...resultado: tinha início ali a tragédia da alimentação moderna....Mas...vamos devagar na busca história....antes vamos falar sobre a Revolução Industrial.
O antigo servo da gleba medieval era agora empregado (Karl Marx entra na jogada) e começa a era da industrialização dos alimentos (opa estamos indo rápido). Há cerca de 50 anos, com a industrialização em larga escala, passou-se a produzir e ingerir produtos industrializados.
Viajemos no tempo. Vamos para 1900 quando não havia ninguém com Diabetes. Vem aí o consumo de açúcar em larga escala. Um desastre.
Bem, vamos falar do principal das mortes no Ocidente - os ataques cardíacos. Viajemos no tempo. Em 1903 não havia ninguém morrendo de enfartes nos Estados Unidos. Em 1911 introduziu-se o uso de óleos vegetais (até então comia-se gordura de porco)
Resultado desastroso: em 1930 morreram 3 mil pessoas vítimas de problemas cardíacos.
Em 1960, calamidade: morreram 500 mil pessoas de enfartes. Alguma coisa precisava ser feita.


Hollywood vivia o auge do estilo de vida. Os principais atores em Beverly Hills apreciavam cigarros à larga. John Wayne, heroi do faroeste, aparecia fumando. E a indústria pagava muito bem por isso.John Wayne morreu de câncer no início dos anos 80. Triste ironia para quem ganhou rios de dinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário