domingo, 24 de março de 2013

PERIGO !!! Acidente Vascular Cerebral (AVC)


O que é Acidente Vascular Cerebral (AVC)?
Chama-se Acidente Vascular Cerebral (AVC) à repentina perda parcial de algumas funções neurológicas devido à morte neuronal brusca, como consequência de obstrução ou rompimento de vasos sanguíneos cerebrais. No primeiro caso, há uma isquemia(interrupção do fluxo sanguíneo) no cérebro e, no segundo, umahemorragia (derramamento de sangue) no tecido cerebral ou no espaço subaracnoide. A isquemia geralmente é causada pela obstrução arterial por um trombo ou coágulo. Ahemorragia ocorre pelo rompimento de uma artéria devido a alguma razão que a fragiliza, de um aneurisma ou de malformação arteriovenosa, geralmente congênitos.
Os acidentes isquêmicos representam cerca de 80% do total, sendo que ashemorragias respondem por apenas cerca de 20%. Ambas as eventualidades são situações potencialmente graves, que podem levar à morte e que, no mínimo, causamparalisia ou dificuldades de movimentação dos membros de um lado do corpo, dificuldades da fala, déficit visual súbito e outros transtornos de menor gravidade. Frequentemente ocorre o coma, reversível ou não.
Quais as causas do acidente vascular cerebral (AVC)?
O mais comum é que o acidente vascular cerebral ocorra em pessoas de idade avançada, como consequência do enfraquecimento dos vasos sanguíneos, mas também pode acontecer em jovens e até mesmo em crianças. Até os 50 anos de idade, os AVCs são mais frequentes nos homens que nas mulheres, mas daí em diante as taxas se igualam. Certas condições basais de saúde facilitam a ocorrência do AVC: a hipertensão arterial, o tabagismo, o diabetes mellitus, o colesterol alto, o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, aobesidade, as malformações arteriovenosas cerebrais e as condições sistêmicas favorecedoras de trombos.
Como se diagnostica o acidente vascular cerebral (AVC)?
Em um primeiro momento, o diagnóstico do AVC é eminentemente clínico, feito pela história e exame físico do paciente. A paralisia ou dificuldade súbita do movimento dos membros é fortemente sugestiva de AVC, assim como a queda do estado geral e o surgimento brusco de um coma. A tomografia computadorizada e/ou a ressonância magnética podem confirmar o diagnóstico e ajudar na diferenciação entre um AVC isquêmico e outro hemorrágico. A punção liquórica pode ajudar a distinguir entre os dois tipos de AVC, que demandam providências terapêuticas inteiramente distintas. A avaliação das sequelas que resultarão do AVC só pode ser feita 72 horas depois do acidente.

COMO EVITAR? 
BASTA USAR O MELHOR ALIMENTO DO MUNDO!!! O MESSI ESTÁ TOMANDO E VOCÊ? VAI FICAR AÍ PARADO?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário